Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES

A MENOPAUSA é uma etapa da vida da mulher mas o seu início só pode definir-se 1 ano após a última menstruação. O que fazer nesse intervalo de tempo ou como se transita de uma época em que se usa outra medicação hormonal que mascara o início da menopausa é o objetivo desta secção. É importante o esclarecimento de riscos e benefícios de terapêuticas possíveis para os problemas da menopausa.

O alertar sobre alguns sintomas que podem aparecer nestas idades mas que não têm nada a ver com a menopausa e que devem ser avaliados rapidamente pelo médico. Se se reviu nalguma destas situações, esperamos que a resposta a tenha ajudado a esclarecer o seu problema. Se assim não for, coloque a questão e ajude-nos a melhorar!

Perguntas frequentes

Tenho 48 anos. No último ano a minha menstruação tem estado irregular. Já não menstruo há 4 meses. Estou na menopausa ?

 

Não, está na perimenopausa. Só depois de 12 meses sem menstruação se pode confirmar a menopausa.

 

Tenho 48 anos e ciclos irregulares. Não menstruo há 6 meses. Corro risco de engravidar ?

 

Sim, é possível engravidar na perimenopausa. Só depois de 12 meses sem menstruar  e se confirmar a menopausa se devem abandonar os métodos de contraceção.

 

A menopausa faz aumentar de peso ?

 

A menopausa em si não faz aumentar de peso, mas o avançar da idade faz diminuir o metabolismo basal (necessidades calóricas para fazer funcionar o corpo) e se continuamos a comer o mesmo, estamos sempre com ganho positivo de calorias que vamos armazenando em forma de gordura. Em casa etapa da vida devemos adaptar a ingesta de alimentos às necessidades do corpo.

 

Alguma coisa pode ser feita para adiar a idade da menopausa ?

 

Não, a idade da menopausa espontânea não se consegue adiar nem prever. Pelo contrário há diversos fatores que podem antecipar a idade da menopausa por serem tóxicos para o tecido ovárico, o principal dos quais é o tabaco. As mulheres grandes fumadoras de longa data entram na menopausa cerca de 2 anos antes das não fumadoras.

 

Se fizer tratamentos hormonais da menopausa não terei osteoporose ?

 

A osteoporose é uma doença em que o osso descalcifica e o risco de fratura aumenta. Nesse processo do metabolismo ósseo intervêm diversos fatores, um dos quais são os estrogénios (uma das hormonas dos ovários). A suplementação de estrogénios ou outros medicamentos na menopausa é muito benéfica para a saúde do osso, bem como a atividade física e a ingestão de cálcio e vitamina D.

 

As hormonas dos tratamentos da menopausa causam cancro da mama ?

 

O cancro de mama não parece ser causado pelos tratamentos hormonais, sendo estes apenas facilitadores do seu crescimento e só depois de muitos anos de uso. E parece ser que não são os estrogénios mas os progestativos os responsáveis desta situação. As mulheres que já não têm útero  (não necessitam tomar progestativos) têm até menos risco que as outras de desenvolver cancro de mama quando tomam estrogénios.

 

Tenho 53 anos e estou na menopausa há 2. Não tenho sintomas importantes. Devo fazer tratamentos hormonais ?

 

Atualmente consideramos que se não há sintomas a tratar, então não se justifica qualquer tratamento. Pelo contrário, a existirem sintomas não se deve ter medo de os tratar. O seu ginecologista saberá aconselhá-la como.

 

Há alguns dias sangrei ligeiramente nas relações e penso que se deveu a secura da vagina. Este sintoma não tem importância por ser atribuível a idade / menopausa ?

 

O sangramento, por ligeiro que seja, após a menopausa, não deve ser desvalorizado nunca. A atrofia própria da menopausa e da idade, só de pode assumir como causa de hemorragia vaginal, após exclusão de outras causas, como tumores, e deve ser sempre motivo para consulta ao seu ginecologista.

 

Que devo fazer em relação a secura vaginal ? Tenho 60 anos e estou na menopausa desde os 48. Ainda posso fazer tratamentos hormonais ?

 

Na atualidade, consideramos que os tratamentos hormonais sistémicos (comprimidos, adesivos, spray ou gel cutâneo) devem ser efetuados nos primeiros 10 anos de menopausa e antes dos 60 anos de idade. No entanto, a secura vaginal pode ser combatida com medicamentos hormonais locais mesmo após essa idade e com diversos outros produtos hidratantes e lubrificantes que o seu ginecologista lhe poderá recomendar. É de grande importância usar produtos de higiene adequados á região genital e não sabão, sabonete ou gel de banho que ainda secam mais as mucosas.

 

Tenho 50 anos e foi-me removido o útero aos 45. Como vou saber quando fico na menopausa se já não tenho o período ?

 

A menopausa é causada pela incapacidade dos ovários de produzir hormonas nas quantidades normais. É dessa maneira que o seu médico se orientará para saber se está na menopausa de uma maneira definitiva. Os seus sintomas (afrontamentos, suores noturnos, irritabilidade, insónias) porão o seu médico na suspeita dessa situação.

 

Tenho 49 anos e tomo pílula com estrogénio e progesterona e tenho a menstruação na semana de pausa da pílula. Como vou saber quando estou na menopausa ?

 

Por volta dos 50 anos (ou antes se houver sintomas ou antecedentes familiares), o seu ginecologista pedir-lhe-á analises, no último dia antes de recomeçar uma nova embalagem de pílula combinada, e algum tempo depois novamente, para poder perceber se os ovários ainda produzem as hormonas em quantidade normal. Mesmo não tendo qualquer sintoma, por volta dessa idade, deve questionar o seu médico sobre esse assunto e sobre a contraceção a partir desse momento, dado que os contracetivos hormonais combinados devem ser suspensos poe volta dos 50 anos.

 

Tenho 50 anos e tomo pílula contínua só com progestativo e não menstruo. Como vou saber quando estou na menopausa ?

 

Com a contraceção hormonal com progestativos contínuos, o mais provável é não menstruar e além dos sintomas, serão os valores analíticos que ajudarão a esclarecer a situação. O seu ginecologista pedir-lhe-á essas análises de uma forma seriada, até à menopausa e então lhe dirá quando deve abandonar a contraceção.

 

Tenho 50 ano, não uso contracetivos por não precisar e não menstruo há 4 meses. A minha médica pediu análises e estavam com valores *de menopausa*. Isso quer dizer que já não vou ver mais o período ?

 

Não. Isso quer dizer que os seus ovários estão a começar a ter algumas alterações mas ainda podem, por algum tempo, voltar a funcionar devidamente. Se voltar a menstruar, as análises também voltam ao normal, por isso na perimenopausa esses valores podem ser flutuantes. Só depois de 1 ano a situação é definitiva.

 

Tenho 40 anos e comecei a ganhar peso, muito cansada e com falta do período. São sinais de que a menopausa está a chegar ?

 

Não sendo impossível que a menopausa ocorra a essa idade, é no entanto aconselhável que consulte o seu médico, porque outras causas importantes devem ser excluídas, nomeadamente a função da glândula tiroide cujo mau funcionamento também produz todos esses sintomas e deve ser tratada com outros medicamentos que não os da menopausa.

 

Estou na menopausa há 1 ano e tenho bastantes afrontamentos. Durante quanto tempo posso fazer os tratamentos ?

 

Na atualidade parece haver um certo consenso na comunidade médica em que a terapêutica hormonal da menopausa pode ser feita enquanto for necessária para tratar os sintomas e os 5 anos de terapêutica não parecem acarretar problema, nas mulheres saudáveis. Depois dos 5 anos a maioria dos tratamentos podem ser continuados, após discutidos os benefícios e os riscos com o seu médico.

 

Estou na menopausa há 1 ano e o meu maior problema são os suores noturnos que não me deixam dormir. Devo tomar comprimidos para dormir ou fazer tratamento hormonal ?

 

As alterações do sono que se devem a sintomatologia vasomotora (afrontamentos e suores) relacionada com diminuição de estrogénios, devem ser tratados prioritariamente com estrogénios. Os indutores do sono nestas situações são medicamentos de 2ª linha porque o que está em jogo é acordar devido aos suores e não por falta de sono.

 

Doem-me as articulações desde que entrei na menopausa. Será da osteoporose ?

 

Não. A osteoporose é conhecida como doença silenciosa, isto é, não dá sintoma nenhum até se produzir a primeira fratura. As dores articulares não têm que ver com a composição do osso mas com a qualidade da cartilagem articular, dos músculos e dos tendões. De alguma maneira, a menopausa também afeta estes tecidos e por isso estes sintomas são frequentes.

 

Como a minha avó teve cancro da mama, posso fazer tratamentos hormonais  ?

 

Pode fazer tratamentos hormonais. Os antecedentes familiares de cancro de mama não são contraindicação para a terapêutica hormonal da menopausa. A vigilância da mama deve ser a mesma das outras mulheres da mesma idade.

 

Eu tive cancro do colo do útero. Posso fazer tratamentos hormonais da menopausa ?

 

Sim, pode. O cancro do colo do útero não é hormonodependente, é consequência de uma infeção de transmissão sexual (relacionada com vírus HPV), pelo que não há nenhum problema.

 

Tenho 50 anos, e uma amiga da mesma idade comprou na internet umas hormonas para tomar. Será que também posso fazer o mesmo ?

 

Não. Deve aconselhar-se sempre com o seu médico sobre os medicamentos a tomar. Cada pessoa é diferente da outra e os medicamentos na internet não são sujeitos a fiscalização do seu conteúdo, da sua origem ou da sua dosagem e por isso os seus efeitos são imprevisíveis (podem inclusivamente ser muito prejudiciais). A publicidade dos mesmos não significa a sua veracidade.

Apoios